Quem Somos

A Incuba + Santa Maria

A Incubadora do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria, INCUBA +, é uma estrutura relevante em Santa Maria consistindo no apoio a empresas nas suas primeiras etapas de vida.

Pretende proceder ao acolhimento e apoio de empreendedores no processo de desenvolvimento das suas ideias de negócio e na criação e desenvolvimento de micro e pequenas empresas de base artesanal, de recursos endógenos e das áreas científica e/ou tecnológica.

A Incubadora de Empresas de Santa Maria teve início de atividade em março de 2020 e integra já a Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores (RIEA) criada pela Resolução do Conselho do Governo nº11/2015 de 12 de janeiro, visando intensificar a estratégia de fomento do empreendedorismo,
inovação empresarial, competitividade empresarial e de apoio ao desenvolvimento económico regional.

Para além da disponibilidade de instalações e espaços, são prestados um conjunto de serviços de apoio, acompanhamento e mentoria aos promotores. Neste âmbito foram já celebrados Acordos de Parceria e
Protocolos com diversas entidades do ecossistema local, regional e também nacional.

Este projeto é também um bom exemplo da utilização e recuperação e do património já existente e que muito representou a atividade da ilha noutros tempos, passando agora a assegurar novas facilidades, objetivos e funções e, por essa via, criar novos polos e impulsos para o desenvolvimento.

Incuba+

ObjetivosA Incuba + Santa Maria

Pretende, igualmente, constituir-se como um agente catalisador de sinergias nos processos de transferência tecnológica do ecossistema de inovação dos Açores.

Promoção da interação entre o meio empresarial e as instituições de ensino, de investigação e desenvolvimento, com vista a usufruir de vantagens, sinergias e complementaridades que daí decorram.

Assumir-se como uma organização estruturante na dinamização tecnológica e na formação de capital humano qualificado, no domínio dos sistemas de informação e das comunicações, na monitorização e observação da terra, do espaço e do mar.

Ilhas de Valor

A Ilhas de Valor, S.A. é a entidade gestora da Incubadora de Empresas, foi criada com o objetivo de planear, promover e desenvolver projetos no âmbito de atividades turísticas, comerciais e industriais e outros serviços em todo o arquipélago dos Açores, sendo a sua prioridade dirigida para as ilhas de coesão – Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo.

Nos últimos anos tem-se procedido ao incentivo da sociedade, com especial preocupação para os jovens empreendedores, no sentido de estimular o nascimento de uma nova cultura empresarial nas ilhas, baseada no conhecimento e na inovação.

Essas mais-valias procuram o desenvolvimento de competências locais para preparar as pessoas para as novas exigências do mercado, assegurando assim o capital humano necessário à atração de empresas, bem como a criação de condições competitivas e de qualidade para as empresas se instalarem e conseguirem trazer para os Açores os seus quadros qualificados.

Uma Missão

A Ilhas de Valor, S.A. tem como missão o apoio aos empreendedores/empresas nos principais domínios da atividade, nomeadamente os relacionados com a promoção da Incubadora de Empresas de Santa Maria, manutenção dos Hotéis da Graciosa e Flores, dinamização do Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão, bem como o desenvolvimento e consolidação da atividade do golfe nos Açores.
A condição arquipelágica dos Açores impõe que, cada vez mais, as políticas de desenvolvimento sejam orientadas no sentido do crescimento equilibrado, quer dos setores de atividade que sustentam a base económica, quer das parcelas que integram o espaço territorial da Região. Acreditamos que, perante um universo de oportunidades, é possível valorizar as potencialidades económicas das ilhas em desvantagem estrutural, e prover a coesão económica, social e territorial objetivando Ilhas com mais Valor. Isto porque visionamos nos Açores um Arquipélago de ideias, de projetos e de futuro para descobrir.

A Equipa

  • André Teixeira
    Técnico de Inovação e Marketing André Teixeira
  • Alberto Costa
    Vogal do Conselho de Administração Alberto Costa
  • Margarida Pereira
    Técnico de Incubação Margarida Pereira
  • Diana Águia
    Técnico de Incubação Diana Águia
  • Marcos Resendes
    Técnico de Incubação Marcos Resendes
  • Eduardo Braga
    Técnico de Apoio Operacional Eduardo Braga
  • Lubélia Chaves
    Presidente do Conselho de Administração Lubélia Chaves

Espaço e Infraestrutura

A Incuba+ Santa Maria localiza-se na Rua de Ponta Delgada – Aeroporto de Santa Maria, concelho de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Região Autónoma dos Açores.

As suas instalações são compostas por 10 salas de trabalho, espaço de coworking, salas de reuniões, de formação, FABLAB e cozinhas industriais licenciadas. É ainda composta por uma sala de exposições permanente, um armazém de apoio e parque de estacionamento.

right right
Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais