Espaços e Serviços

Consultoria

A INCUBA+ oferece aos seus empreendedores um serviço de consultoria, que consiste na orientação da gestão do negócio e que tem como objetivo identificar e solucionar os problemas da empresa.

Este serviço é importante para alavancar os projetos dos incubados, de modo a melhorar a produtividade, o crescimento e a inovação empresarial.

Como a consultoria traz uma visão externa acerca da empresa, torna-se uma mais valia para o projeto, pois deste modo, o consultor consegue reconhecer certos aspetos que o empreendedor não identifica por estar diretamente envolvido.

Rede de Parceiros

Os nossos parceiros apoiam os projetos em áreas específicas relacionadas com a sua experiência e conhecimentos, fornecendo um contributo essencial para o desenvolvimento das iniciativas empresariais acolhidas pela INCUBA+.

A Incubadora tem a sua rede local de parceiros, como também se encontra inserida na Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores.

Formação à Medida

Através de workshops, ações de formação ou conferências, a INCUBA+ contribui para o desenvolvimento e inovação dos projetos dos empreendedores incubados.

Estas iniciativas são uma mais valia para as empresas inseridas na Incubadora, pois desta forma terão a oportunidade de atualizar e aperfeiçoar conhecimentos teórico e práticos que irão beneficiar os seus projetos.

Utilizações Externas

A INCUBA+, em consonância com a sua missão e objetivos, disponibiliza ao público em geral um conjunto de espaços, equipamentos e serviços que contribuem para que a Ilha de Santa Maria se possa afirmar como um território inovador, criativo e empreendedor, potenciando e promovendo o desenvolvimento e crescimento do tecido empresarial facilitando o acesso a meios que permitam atingir maior potencial.

Podem ser acolhidas diversas atividades como ações de formação, seminários, workshops e reuniões, entre outras atividades que dependendo da sua natureza também contribuem com temas transversais às diversas atividades de negócio.

Pretende-se que a disponibilização destes espaços, equipamentos e serviços possam criar ambientes de partilha de conhecimento, ideias e experiências de modo a que seja possível expandir o potencial criativo local e inspirar a comunidade a ser proativa e a desenvolver soluções locais.

Incubação Física ou Virtual

Incubação Física

O Programa de Incubação Física, pressupõe, como o nome indica, a instalação física da empresa ou projeto nas instalações da Incubadora. Esta está dividida em 3 fases de incubação distintas, Pré-Incubação, Incubação e Desenvolvimento Empresarial. Neste programa a empresa tem vários espaços de incubação onde instalar a sua atividade. Estes espaços encontram-se mobilados eo empreendedor tem acesso a um conjunto de serviços básicos comuns. 

Incubação Virtual

O Programa de Incubação Virtual proporciona um conjunto de serviços e facilidades semelhantes ao Programa de Incubação Física, com exceção daqueles relativos à ocupação exclusiva de espaços de incubação. 

COWORKING

O espaço de COWORK é um espaço de trabalho partilhado destinado principalmente a empresas e projetos que se encontrem incubados sob o Programa de Incubação Virtual. No entanto, este espaço poderá ser utilizado pelos empreendedores em Incubação Física, em casos específicos, bem como por Utilizadores Externos através das modalidades previstas para o efeito e condições definidas. 

O espaço é composto por mobiliário de escritório, ar condicionado e 1 telefone partilhado com comunicações de voz fixa gratuita apenas para a rede fixa nacional. Os seus utilizadores terão acesso a diversos serviços como impressões e digitalizações, acesso à internet cablada e Wi-Fi.

FABLAB

O FABLAB é um Laboratório de Fabricação Digital equipado com diverso equipamento tecnológico com o objetivo de apoiar a criatividade e o desenvolvimento de novos projetos pessoais e colaborativos incentivando e promovendo a prototipagem para criação de “quase tudo” pelos empreendedores Incubados e os demais Utilizadores, podendo estes serem Parceiros ou Utilizadores Externos.

Este é composto por diversos equipamentos, tais como, impressora 3D, scanner 3D, Termo Modelador, fresadora, cortador de fio térmico, cortador de vinil, entre outros.

A utilização deste espaço e seus equipamentos está sujeito às condições definidas.

Mentoria

É uma ação de capacitação, pelo qual um empresário experiente é convidado e assume a posição de “Mentor”, aconselhando e apoiando voluntariamente a empresa incubada em um ambiente seguro em um clima de total confiança.

Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e consolidação das empresas incubadas por meio da conexão entre os empreendedores e empresários experientes, de forma a contribuir para a elevação do conhecimento em negócios e levar as empresas a um novo patamar de gestão empresarial.

Também poderá ser prestada Mentoria, com recurso a entidades associadas que tem um contrato de parceria com a Incubadora.

FAQ

Uma incubadora é um espaço dedicado ao empreendedorismo e ao desenvolvimento e amadurecimento de novas ideias, que visa apoiar os empreendedores no processo de desenvolvimento sustentado dos seus negócios. As Incubadoras, como a Incuba+, procuram incentivar a criação e consolidação de novas empresas locais, perspetivando a promoção de um empreendedorismo gerador de desenvolvimento económico e social.

Acesso a vários serviços e recursos, como formação à medida, Workshops, Mentoria, Networking, Programas de Ideação e Aceleração, Bootcamps e Apoio em Candidaturas a Financiamento.

No processo de incubação física estão associados os custos de aluguer do espaço, que são gratuitos na fase de pré incubação e posteriormente faturados na fase de incubação e desenvolvimento empresarial. Neste processo de incubação, o empreendedor tem a possibilidade de ter o seu próprio espaço, seja em regime de escritório ou cowork, beneficiando no networking presencial durante todo o período laboral. Embora com um custo associado, este valor de aluguer dos espaços é meramente simbólico, tendo o objetivo de apoiar o empreendedor.

No valor pago, estão incluidos os espaços de trabalho, bem como todos os serviços descritos no artigo 7º do regulamento da incubadora. Ver Regulamento

Não, o processo de candidatura não tem nenhum custo associado.

O Processo de Candidatura inicia-se com o preenchimento do Formulário, acompanhado dos documentos indicados, disponível no separador “Candidaturas” do nosso website, devendo enviar via email para o endereço: geral@ilhasdevalor.pt ou incubamais@ilhasdevalor.pt.

Na maior parte dos casos, poderá ser admitida qualquer tipo de empresa/projeto que tenha o objetivo de desenvolver e comercializar produtos ou serviços com caráter inovador e elevado potencial, com preferência por empresas/projetos de base artesanal, cientifica ou tecnológica.

Não, poderão integrar a incubadora pessoas individuais que pretendam desenvolver negócios.

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais